domingo, 3 de julho de 2011

ITINERÁRIO POESIARTE - PARTE 01

*No colo de sua eterna madrinha Wáldea Pereira.

NASCE UM POETA

*1977 - Nasce no dia 29 de setembro na cidade de Cabo Frio/RJ, o poeta Rodrigo Octavio Pereira de Andrade (Rodrigo Poeta), filho Lídia Maria Pereira de Andrade e Jacy Correia de Andrade.

*Nome em homenagem ao acadêmico
Rodrigo Octavio Langgaard Meneses Filho.

UM NOME DE IMORTAL

O seu nome de batismo foi colocado pelo seu avô Amaro Pereira em homenagem ao poeta e escritor Rodrigo Octavio Langgaard Meneses Filho, que foi Membro e presidente da Academia Brasileira de Letras.


*1982 - Inicia sua vida escolar na Escola Municipal Viana de Carvalho em Cabo Frio/RJ. Instituição que hoje não existe mais.


*1983 - Vai para tradicional  instituição escolar cabo-friense, Escola Santa Rita, onde faz a primeira etapa do Ensino Fundamental até 1987.


*1985 - Nasce  no dia 09 de agosto seu irmão Rafael Pereira de Andrade.


*1988 - Inicia a segunda etapa do Ensino Fundamental no Colégio Sagrado Coração de Jesus de Cabo Frio/RJ.


O PRIMEIRO CONTATO COM A LITERATURA

*1988 - Lê o seu primeiro livro "Menino de Asas" de Homero Homem no período em que estudou no Colégio Sagrado Coração de Jesus em Cabo Frio/RJ.



*1991 - Se transfere para Escola Estadual Ismar Gomes de Azevedo, onde fica até 1993 para conclusão do seu Ensino Fundamental.

*Vinícius de Morais , o primeiro a influenciar nos seus versos.

NASCEM OS PRIMEIROS VERSOS

*1993 - Depois de confeccionar um caderno temático sobre a vida e a obra de Vinícius de Morais a pedido da professora de língua portuguesa Zenilda da Escola Estadual Professora Ismar Gomes de Azevedo (hoje Instituto de Educação) em Cabo Frio/RJ, nascem os primeiros versos de um poeta adormecido com os poemas: "Futebol uma paixão" e "Jeová".

5 comentários:

  1. Isso é só o início de uma trajetória que até hoje vem sendo percorrida e aos poucos conquistada pela sua luta constante e pelo amor empenhado na arte da escrita em todas as suas expressões da qual sabe desenvolver de maneira fascinante, sinto orgulho de ter sido meu professor e agora é um dos meus poetas favoritos. Seus versos são inspiradores e confortantes, parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Primeiramente,gostaria de parabenizá-lo pela exelência do seu trabalho brilhante e o amor pelo seu trabalho e dedicação.Parabéns por esse caminho florido pela arte literária.São pessoas assim como você,com um espirito tão elevado,que consegue plantar em nossos corações a semente da poesia que com seu germinar nos faz criar um jardim de textos em nossa alma.Tudo de bom paraa continuidade desse trabalho tão dedicado e honroso.Bjos...Kedma

    ResponderExcluir
  3. Roldão Aires.

    O amigo e confrade já tem o começo de sua história delineado, esboçado, o tempo dará o traço firme, e outros "Rodrigo Octávio" surgirão, só que agora guiados pela sua mão, e quantos baseados em você, seguirão também o caminho da poesia.
    Linda história, digna de poeta.

    ResponderExcluir
  4. Olá amigo, adorei sua biografia...grande abraço,
    está lindo seu site parabens!

    ResponderExcluir
  5. Caro Poeta Rodrigo,
    Passandúuh para parabenizá-lo pelo belíssimo blog,tens bom gosto eh senssibilidade na alma..bonita trajetória a sua amigO!Gosteih de seus lindos textos poéticos!!!
    SucessO Pra Você Querido!

    CarinhOsamente........

    ______________Ivete Briz^^

    ResponderExcluir